sábado, 4 de junho de 2011


Localizado no extremo leste da capital, o bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, será alvo de nossa próxima saída para investigarmos o cotidiano e a história de nossa cidade.


Por sua história e tradição, São Miguel Paulista é o distrito que da nome à região e ela começa com a Aldeia de Ururaí, formada por índios guaianases que haviam deixado os arredores do Colégio Jesuíta de São Paulo. Ururaí era como os índios denominavam o Rio Tietê, que margeia a região.


"Por volta de 1560, para marcar presença cristã na aldeia dos guaianases, o padre José de Anchieta construiu uma capela na região, batizada de São Miguel, nome de seu arcanjo de devoção. O bairro de São Miguel Paulista começou a crescer ao redor da capela.

Pela importância história, a Capela de São Miguel Arcanjo foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938. O ponto inicial do bairro é um marco na história e na cultura local. A Capela de São Miguel, que passou por uma restauração em 2007, faz parte da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como “Praça do Forró”, referência à cultura nordestina da região."


Sítio Mirin © Alexandre D´Lou

Nossa Jornada começa na Praça do Forró e segue pelas ruas do bairro com um roteiro organizado sob orientação do Espaço Cultural A Casa Amarela que atua no bairro coordenado pelo Grupo Alucinógeno Dramático e pela Ong IPEDESH. 
No mês de Julho realizaremos na casa uma exposição com as fotografias dos participantes, teremos bate-papo, projeção de imagens e uma oficina de fotografia.

Mais uma vez convidamos a todos para divulgar e participar do Projeto 5.Jornadas UMCERTOOLHAR e interagirmos com uma das regiões de São Paulo.

Inscrição

Envie um e-mail com seu nome até dia 18 de Junho, para: umcertoolhar@gmail.com

Ponto de Encontro

as 8:30h, na catraca da estação Itaquera do metrô.

Saída

as 9h, com destino a Praça do Forró em São Miguel Paulista

Roteiro da Jornada



Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró)
Capela histórica, Catedral de São Miguel
Fonte do Banco do Brasil (Praça Getulio Vargas Filho)
Mercado Municipal
E.E. D Pedro I
Castelinho de São Migue
Oficina Cultural Luiz Gonzaga
Av Nordestina (terreno do antigo cemitério de São Miguel)
Rua Crisólita Ferreira e Casa projetada por Burle Marx
Praça. Cassiano de Albuquerque
Casa de Cultura Antonio Marcos
Praça do Morumbizinho (Unicsul, Subprefeitura)
Caixa d’Água
Rua Diego Calado (Sabesp)
A Casa Amarela Espaço Cultural
22ª DP, Bombeiro, Praça da Delegacia
Nitro Química (córrego)
Estação de São Miguel

Pausa e Almoço

A Casa Amarela Espaço Cultural

5.JORNADAS

A participação é livre, basta a vontade, uma câmera nas mãos e até o seu celular, disponibilidade para caminhar e registrar a região.


Camiseta do Grupo

Disponibilzamos a preço de custo camiseta para identificação dos participantes e para segurança do Grupo durante as Jornadas.
Para encomendar a sua entre em contato: umcertoolhar@gmail.com

Exposição e Oficina

Em julho realizaremos uma exposição no Espaço Cultural A Casa Amarela, com imagens da saída e a participação de todos os envolvidos na jornada São Miguel Paulista, bem como um bate-papo e uma Oficina de Fotografia.

> fonte: site da Prefeitura de São Paulo / fotos: Alexandre D´Lou

Nenhum comentário: