sexta-feira, 13 de maio de 2011


“OLHARES – UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA”
Primeira Semana de Fotografia da PUC-Rio

Organizado pelos estudantes de Comunicação Social e de Desenho Industrial, juntos propõem um projeto que visa atender alunos, professores e funcionários que, amadora ou profissionalmente, usam a fotografia como meio de expressão.

Convidaram nomes consagrados da fotografia profissional como o fotógrafo da Reuters, Sérgio Moraes, o redator-chefe da National Geographic Brasil, Matthew Shirts, e o internacionalmente reconhecido fotógrafo publicitário, Aderi Costa, para contar um pouco de suas carreiras pessoais e discutirem temas como os direitos humanos no fotojornalismo e o poder da imagem no cotidiano na publicidade.

© Custódio Coimbra

Fotografar é escrever com a luz. Por meio de uma linguagem característica, os fotógrafos narram histórias, capturam experiências e despertam sentimentos através da imagem. Quando passamos a entender a fotografia como retórica visual a câmera fotográfica transcende o seu mero papel de espelho da realidade para tornar-se o pincel ou a caneta na mão do artista.

Foi com essas ideias em mente que escolheram como tema “OLHARES – UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA” para a Primeira Semana de Fotografia da PUC-Rio. Pretendem levar para o campus da PUC-Rio discussões sobre a imagem na fotografia, suas aplicações e seus formatos. Com uma programação que dialoga com a fotografia jornalística, cinematográfica, publicitária e artística, o projeto dá corpo à primeira semana dedicada inteiramente à esta atividade na PUC-Rio.

O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de maio e terá uma programação aberta ao público em geral e inteiramente gratuita.

Para saber mais acesse o site com a programação > aqui.

> fonte: www.semanadafotopucrio.com.br

Nenhum comentário: