quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Aula magna: Nelson Brissac



palestra . 25.jan.2011 . 17h . auditório MIS . ingresso: gratuito

O MIS apresenta a aula magna de abertura da nova turma do curso livre de História da Arte do MIS, A Experiência artística: Transversalidades. De Leonardo a Duchamp, de Duchamp aos contemporâneos, da técnica às novas tecnologias. Proferida por Nelson Brissac, a palestra Arte – ciência e indústria abordará a relação entre arte e mercado na obra do artista americano Robert Smithson, cujos trabalhos eram muitas vezes motivados por processos geológicos e industriais (sobretudo a mineração) com capacidade de afetar paisagem. 


Brissac parte da teoria da complexidade para analisar os projetos do artista, que levaram ao limite os princípios da dinâmica da matéria, da agregação de materiais heterogêneos e das formações geológicas em desequilíbrio, construindo, através da arte, uma paisagem crítica.

Nelson Brissac

Nelson Brissac Peixoto é filósofo e trabalha com questões relativas à arte e ao urbanismo. É professor do curso de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. É organizador e curador de Arte/Cidade (www.artecidade.org.br), um projeto de intervenções urbanas em São Paulo, desde 1994. Publicou A sedução da barbárie, Brasiliense, 1982; Cenários em ruínas, Brasiliense, 1987; América, Companhia das Letras, 1989; Paisagens Urbanas, Ed. Senac, 1996; Brasmitte, catálogo, 1997; Arte/Cidade - Intervenções Urbanas, Ed. Senac, 2002. Dedica-se também a pesquisas sobre dinâmicas territoriais na região sudeste do Brasil e relações entre arte e indústria.

O curso

Desde sua reabertura em 2008, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo tem reassumido sua vocação de centro de produção, difusão, pesquisa e formação artísticas, com foco nas novas linguagens. Dentro dessa proposta, a gestão atual apresenta um novo curso de história da arte, desenvolvido e ministrado no MIS. O curso A Experiência Artística: Intersecções, de Leonardo a Duchamp, de Duchamp aos contemporâneos, da técnica às novas tecnologias foi idealizado pelas profas Dras Lúcia Santaella, da PUC SP, e Daniela Bousso, diretora executiva do MIS e Paço das Artes.

* Retirada de ingressos a partir das 16h

fonte MIS - Museu da Imagem e do Som - São Paulo-SP

Nenhum comentário: