segunda-feira, 29 de julho de 2013

5º Salão Sesc Universitário de Arte Contemporânea segue com visitação até agosto


Uma aposta na experimentação e no conhecimento, uma maneira de estimular os jovens artistas e fomentar a produção autoral. Desde sua abertura, a exposição do 5º Salão Sesc Universitário de Arte Contemporânea já recebeu mais de duzentos e cinquenta visitantes, contribuindo assim na descoberta de novos nomes das artes visuais, sempre buscando trabalhar paralelamente a visão estética, o senso crítico e as possíveis sensações do espectador. A mostra seguirá aberta ao público até o dia 04 de agosto, no horário de 10 às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard.
O Salão que tem o objetivo de fomentar e incentivar a produção artística acadêmica recebeu trabalhos de artistas de todo o país, crescendo a cada ano e se consolidando assim como um celeiro para novos talentos.
Nessa 5ª edição a seleção foi feita pelo artista plástico João Cirilo; pela curadora, pesquisadora e professora Marisa Mokarzel e pela artista, pesquisadora e professora Val Sampaio. Juntos observaram que entre os trabalhos selecionados encontram-se imagens poéticas, acompanhadas de um pensamento filosófico ou de um cenário urbano, ora contrapondo-se, ora afinando-se com a natureza.
Na mostra o público poderá observar trabalhos inseridos nas diversas categorias de arte, que atravessam diferentes linguagens, prevalecendo, no entanto, a fotografia. A produção audiovisual também teve destaque neste ano, as “obras vêm acompanhadas de uma reflexão que se detém, com mais vagar, no contexto contemporâneo, sem esquecer as questões específicas da arte”, como afirma o júri de seleção.
Os artistas premiados no 5º Salão Sesc Universitário de Arte Contemporânea foram  Breno Filo (UFPA - PA), com o vídeo-mapa “Ressonar insular”;  Danilo Pontes (UFPA - PA), com o vídeo-arte “Desconstrução Libertária”; Renata Moreira Negrão (UFPA - PA)com a fotografia “A história do olho”. As Menções Honrosas foram dadas a Pedro Rodrigues (UNAMA - PA), com a série fotográfica “Ficas Privadas” e, a Hugo Nascimento (UFPA - PA), com o vídeo “Homem dentro do aparelho se fotografa”.
Além destes foram selecionados trabalhos de: Ademilton Jr. (UNAMA - PA), Cely Feliz (UFPA - PA), David Santos (UFPA - PA), Débora Flor (IESAM – PA), Dedéh Farias (UFPA - PA), Diego Barata (UFPA - PA), Eduardo Ávila (UFG - GO), Elton Galdino (UFPA - PA), Evna Moura (UFPA – PA), Maria Lima (UFPA - PA), Mariângela Haddad (UEMG - MG), Mateus Moura (UFPA - PA), Matheus Araújo (UFPA - PA), Ramon Reis (UFPA - PA), Robson Siqueira (UFPA - PA), Roger Machado (FURG - RS), Yasmin Alves (UNAMA - PA) e Yuri Amorim (UFPA - PA).
Para a quinta edição consolidada do projeto, foi aproveitado todo o potencial expositivo do Sesc Boulevard, buscando um dialogo com o acervo de obras existentes e criando salas paralelas, dando ainda mais visibilidade a mostra. A montagem foi o resultado do Curso de Montagem de Exposições, ministrado pela designer da área Marta Freitas,possibilitando aos alunos da ação educativa a experiência na prática.
Todo período de realização do Salão terá duração aproximada de quatro meses, entre o processo de inscrição, seleção, montagem e exposição. Pretende-se também, realizar parcerias com Faculdades e Instituições de Arte locais para divulgação e realização de mesas redondas com artistas e curadores, trazendo ainda mais relevância a ação.

SERVIÇO
5º Salão Sesc Universitário de Arte Contemporânea segue com visitação até agosto
Visitação: até 04 de agosto de 2013
Horário: de 10 às 19h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas).
Informações: (91) 3224-5305/5654 (Marcio Campos (Assistente Técnico - Artes Visuais) Centro Cultural SESC Boulevard)
                       (91) 4005-9584 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/ SESC /SENAC-PA).
Twitter: @sescboulevard
Facebook: Sesc Boulevard


Deborah Cabral
Assessoria de Imprensa SESC Boulevard
Administradora do Expo Fotos Brasil

Nenhum comentário: