sexta-feira, 15 de março de 2013

Aniversário do Memorial da América Latina e Pinacoteca, boas dicas para um fim de semana rico em cultura.



Novo Memorial: Fundação comemora aniversário com grandes novidades


Há apenas pouco mais de duas décadas a Fundação Memorial da América Latina era inaugurada em meio a grande festa popular. Naquele sábado de 18 de março de 1989, o povo tomava conta deste belo conjunto criado por Oscar Niemeyer. Agora, para comemorar o seu 24º aniversário, a Fundação anuncia um Novo Memorial, um projeto em que a população é novamente convidada a se apropriar da sua generosa área aberta, que receberá infra-estrutura e programação variada, gratuita e destinada a todas as idades.
Em outras palavras, no aniversário do Memorial, quem ganha o presente é o povo. Não apenas no que diz respeito a lazer e diversão, mas também importantes atrações culturais foram programadas para marcar o natalício da Fundação. As atividades começam na sexta, 15 de março, por ocasião do concerto da Banda Sinfônica Jovem, que recebe uma das mais importantes agremiações de chorinho do Brasil, Isaías e seus Chorões, para uma justa homenagem ao eterno mestre Pixinguinha. No sábado, além do início da temporada do Circo Vox, que se estende até maio, teremos o show gratuito do ídolo pernambucano Alceu Valença. E na segunda, 18 , começa o VI Festival de Teatro Ibero-Americano de São Paulo e vai até 24 de março.
Além desses eventos, é importante ressaltar que, a partir do fim de semana de 16 e 17 de março, as famílias que vierem ao Memorial durante o dia encontrarão condições de curtirem a área livre com conforto. Tendas, barracas e vaporizadores oferecerão sombra e frescor. Mesas para piquenique, wi-fi, pista de caminhada, parquinho infantil, aparelhos de ginástica para adultos e uma lona de circo com programação variada – tudo isso transformará a Praça Cívica do Memorial em uma importante área de lazer da cidade.
A nova Praça do Memorial terá feira com artesanato, comida e bebida latino-americanas, bumba-meu-boi, saraus musicais, teatro de rua, charangas, fanfarras, brincadeiras, oficinas, cinema popular. Essas atividades se conectam à programação cultural em volta da praça, que também está sendo reforçada. Em março os destaques são o grande show de Alceu Valença (dia 16, às 21h, no Auditório Simón Bolívar. Grátis), que comemora o 24º aniversário do Memorial, o VI Festival de Teatro Ibero-Americano de Teatro de São Paulo (18 a 24 de março, Auditório Simón Bolívar. Grátis) e o Circo Vox (montado na Praça da Sombra, 16 de março a 5 de maio, preços populares).
Desde que foi inaugurado, em 18 de março de 1989, na travessia para a democracia, o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer foi cenário de momentos importantes da história político-cultural do país. Por aqui passaram, ao longo desses 24 anos, nomes expressivos do universo cultural, artístico e acadêmico, bem como personalidades do mundo político, econômico e religioso – presidentes, pensadores e até o Papa Bento XVI. Nessa trajetória o Memorial exerceu sua vocação de polo irradiador da cultura latino-americana, promoveu o diálogo cultural e cumpriu sua missão de promover a integração dos povos da região do subcontinente latino-americano, que engloba países das três Américas.
Em 2013, e no mês em que faz aniversário, o Memorial da América Latina inicia esse projeto para transformar-se em um espaço mais aconchegante e atrativo, que possa ser aproveitado por um número muito maior de pessoas – especialmente por aquelas que têm pouca ou nenhuma oportunidade de acesso gratuito a ofertas de lazer e cultura.



http://www.memorial.org.br/2013/03/novo-memorial-fundacao-comemora-aniversario-com-grandes-novidades/


_____________________________________________________

Oswaldo Goeldi na Pinacoteca



Resenha por Jonas Lopes
A Estação Pinacoteca reúne 56 peças do mais influente gravador brasileiro, realizadas entre 1924 e 1960, todas do acervo da instituição. Os trabalhos de inflexão expressionista que fizeram a fama do artista não ficaram de fora da nova montagem. Estão lá os jogos de sombras, a temática social, a visão profundamente pessimista do mundo e personagens como pescadores, ladrões, prostitutas e urubus, sempre em ruas vazias do subúrbio ou em frente a casarões abandonados. Há, contudo, itens surpreendentes: xilogravuras nas quais ele experimentou cores fortes e intensas, pouco exibidas, como a quase idílica Jardineiro, o amarelo bem claro de Areia do Mar e, sobretudo, o vermelho berrante de Eclipse. Também integram a montagem ilustrações para reportagens de jornais, contos e romances. Prorrogada até 18/08/2013.



Até 18.ago.2013

5 Estrelas
Rua General Osório, 66 - República - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3335 4990
Terça a domingo e feriados, 10h às 18h.
A bilheteria fecha meia hora antes.
Entrada: R$ 6,00
Grátis aos sábados

http://vejasp.abril.com.br/atracao/oswaldo-goeldi




Nenhum comentário: