quarta-feira, 4 de julho de 2012

Inscrições abertas: workshops Paraty em Foco 2012!



Já estão abertas as tão esperadas inscrições para os workshops do 8º Paraty em Foco! Este ano, o Festival abre um total de 340 vagas e seus temas vão desde o planejamento, captura de imagens e tratamento até a edição e impressão, passando pela teoria, difusão e criação coletiva. Veja aqui a lista completa dos workshops e para se inscrever, clique aqui. Quem se inscrever até o dia 10 de julho ganha 10% de desconto em cada workshop! Alunos da FAAP tem 30% de desconto e Associados Fototech, 10% até o final das inscrições*
Chegando em Paraty, nada melhor que desfazer as malas e explorar a bela cidade com câmera em punhos. Cristiano Mascaro discute a relação da imagem fotográfica com a cidade, em seu caráter histórico e contemporâneo. O fotógrafo irá acompanhar seus alunos pelas ruas de Paraty, despertando nos alunos a percepção visual de seu entorno e a retomada do processo crítico de ver a cidade.
Mise en scène fotográfico talvez seja a expressão mais apropriada para o workshop de Marcos López. Com formação de cineasta, o irreverente fotógrafo argentino irá organizar uma verdadeira equipe de montagem para fotografar uma cena inusitada na cidade de Paraty. "A direção de atores é um feeling. O que dizer a Robert de Niro?", disse López durante entrevista no Fórum Latino-Americano de Fotografia em 2007. Neste workshop, os alunos serão atores, produtores, cenógrafos, e é claro, fotógrafos.

                                          © Marcos López
Workshop de Marcos López em Madrid © Alexandre Belém

Tiago Santana, que ano passado teve seu ensaio Os Sertões publicado pela coleção Photo Poche, vai falar sobre o processo de criação e o desenvolvimento de projetos de cunho pessoal, passando pelos fatores que influenciam directamente um trabalho: o encontro do autor consigo mesmo, o seu lugar, a relação com as pessoas fotografadas. Além disso, no workshop Território de Encontros, Santana vai expandir a visão sobre o trabalho do fotógrafo junto ao designer, o impressor, os galeristas, além da curadoria e edição por trás de uma obra.
Não há dúvida que ficou bem mais fácil clicar hoje em dia: dos celulares às DSLR, a crescente acessibilidade do universo fotográfico é um convite a clicar primeiro e pensar – ou editar – depois. Sabemos que há uma série de fatores a serem considerados nessa hora: a definição de uma temática, o conceito do ensaio, unidade formal e conceitual. Esses serão alguns dos tópicos que Alexandre Belémvai abordar no workshop A edição fotográfica como estratégia.
Profissionais atuantes no mercado sabem que é tênue a linha entre a linguagem autoral – projetos pessoais – e comercial. A pergunta é: como se organizar nesse universo? Qual a fórmula para ganhar dinheiro sem deixar de lado o ato artístico? É essa a abordagem do workshop de Bob Wolfenson em Paraty este ano.
Destinado a fotógrafos e gestores culturais, o workshop Projetos culturais contemporâneos e novos formatos expositivos, de Claudi Carreras, é uma grande oportunidade para entender o panorama do cenário cultural da fotografia mundial. Claudi vai analisar as novas plataformas de ação para a fotografia enquanto vetor de comunicação social, além de abordar aspectos do desenvolvimento de um projeto fotográfico, da concepção à edição final, com especial ênfase nos novos formatos expositivos contemporâneos.
Em Projeto coletivo: a construção da narrativa, o coletivo TerraProject irá coordenar uma equipe de produção num verdadeiro laboratório de criatividade, onde as ferramentas apropriadas serão discutidas por alunos e professores. O objetivo é estimular a reflexão sobre as diferentes possibilidades da narrativa coletiva, sem deixar de lado a indissociável autoria.
                                          © Miro / Fujocka

Ao olhar um outdoor ou uma revista, acabamos não nos dando conta que uma única foto pode guardar centenas em si. O tratamento de imagens é essencial, e ninguém melhor para falar disso do que o mineiro José Fujocka, responsável por um dos principais birôs de tratamento de imagem da América Latina. A proposta do workshop Construção de Realidades é compartilhar o processo de construção de uma imagem a partir da fusão de várias fotografias. Iluminação, distinção de planos, recortes e colagens serão assuntos abordados na aula.
E para diagramar e imprimir? Clicio Barroso, fará uma imersão no livro de fotografia, ensinando os participantes a montar e enviar para impressão seus próprios livros a partir do software Lightroom 4, além de receberem dicas de personalização e impressão a partir de um PDF.
Depois disso, que tal utilizar um pouco do seu conhecimento em tratamento de imagem pra gerar uma obra inusitada? Manipulações e composições fotográficas serão o tema do dinamarquês Peter Funch no workshop Babel Tales. Tendo Paraty como pano de fundo, os alunos registrarão o cotidiano da cidade por meio de personagens construídos. Através da captação de várias imagens diferentes, os participantes construirão uma única imagem coletiva, mesclando os personagens através de técnicas de uso recorrente no trabalho de Funch. O resultado final será exposto no blog do festival ao final do curso.
                                          © Peter Funch


No embalo do lançamento da publicação Fotolivros latino-americanos, muito tem se falado deste novo formato de difusão da fotografia. Das grandes editoras às publicações alternativas feitas à mão, o fotolivro sempre foi um fetiche de qualquer fotógrafo. Para falar disso, não poderia faltar o campeão brasileiro de publicações, Claudio Edinger, que com mais de uma dezena de livros publicados na bagagem, vai auxiliar seus alunos a transformar um ensaio num bom livro com o workshop O livro e o trabalho autoral na fotografia.
Já o jornalista Cassiano Elek Machado, vai falar sobre história por trás dos fotolivros, comentando as diferentes etapas do processo de edição ao apontar caminhos para viabilizar este tipo de publicação.
Em A fotografia como meio de transformação social, Mauricio Lima vai discutir  a importância da fotografia documental com ênfase em pessoas afetadas por conflitos e guerras, e suas consequências. Ilustrada por seus ensaios e outros projetos em andamento, a reflexão proposta para o workshop inclui as motivações do envolvimento de um fotógrafo com questões cruciais que englobam a importância da ética, do respeito e do comprometimento.
Nosso primeiro contato com a fotografia se dá, muitas vezes, através do nosso próprio passado, registrado por nossos pais, avós, bizavós... Rodrigo Gómez Rovira irá se voltar ao descobrimento imagético do álbum de família, que servirá de base na geração de novas imagens desenvolvidas pelos alunos. A reedição destes álbuns, a interpretação de seu conteúdo e, finalmente, a criação de uma nova unidade imagética farão parte do caminho que levará as novas imagens a uma mostra virtual, veiculada no blog do Festival.
Workshop de Luciano Candisani no Paraty em Foco 2011 © Rossana Salso

Este ano também trazemos o concorrido Experiência National Geographic, de Luciano Candisani. Nesse workshop, Candisani compartilha sua experiência e proporciona ao grupo a oportunidade de vivenciar as peculiaridades de uma pauta fotográfica na natureza para revistas como National Geographic, explorando um trecho original de Mata Atlântica, o Saco do Mamanguá, próximo a Paraty.
E por falar em natureza, este ano trazemos também o workshop Caminho Velho do Ouro. Planejamento de trabalho em campo, noções de fotografia antropológica e as tendências da linguagem autoral serão os assuntos da vez no workshop de Marcos Santilli. Voltado a interessados em história, natureza e preservação através da imagem documental, o curso oferece um percurso de oito horas de Cunha em direção a Paraty, pela antiga estrada Real, incentivando os participantes a estruturar sua própria abordagem e compor uma apresentação coletiva que será exibida no festival.
Workshop de Luiz Garrido no Paraty em Foco 2011 © Marcela Jones

Este ano vamos repetir a dose de Luiz Garrido com o workshop Sempre Retrato. Um dos maiores especialistas do gênero no Brasil, Garrido compartilhará seus segredos, técnicas e truques com os alunos, através de três elementos: iluminação, linguagem e psicologia. Como destacar em cada retrato a “alma” do personagem? O autor contará as artimanhas que utilizou para fazer retratos de personalidades famosas, como Tom Jobim, Pedro Bial, Faustão, Oscar Niemeyer, Lula e Jô Soares, com personalidade e estilo próprios.
Já a Galeria Experiência lança o desafio de retratar pessoas de maneira que elas dividam seus sentimentos, pensamentos e memórias de maneira genuína com o fotógrafo. A ideia do workshop Retrato em movimento: A conquista da intimidade é trabalhar o conceito do retrato em movimento, procurando refletir a intensidade e complexidade do retratado.
                                          © Martin Parr


Depois disso tudo, que tal passar um dia com Martin Parr em Paraty? Além de discutir com o grupo o trabalho de cada participante, Parr irá conversar com os alunos sobre seu método de trabalho, seus projetos pessoais e sua grande experiência, cuja vertente autoral, satírica e antropológica o coloca como um dos mais importantes fotógrafos do mundo.


*descontos não-cumulativos.

Via Boletim Estudio Madalena.







Nenhum comentário: