segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fotografia Paraense em SP, de 09 de maio a 05 de junho.


A Galeria Virgilio inaugurou no dia 08 de maio, às 20 horas, a mostra de fotografias O Olhar que vem da Terra, com curadoria de Izabel Pinheiro e texto de apresentação do arquiteto Paulo Chaves. A coletiva 47 de fotos e 2 vídeos exibe arecente produção de 15 artistas de origem paraense ao público paulistano durante a realização da SP Arte, evidenciando a diversidade de linguagens de diferentes gerações de artistas selecionados pela galerista paraense.
 
Participam da coletiva: Alberto Bitar (selecionado para a 30a Bienal de São Paulo), Alexandre SequeiraArmando QueirozBruno CecimClaudia LeãoElza LimaMariano KlautauFlavia MutranFatinha SilvaGuy Veloso (participou da 29a Bienal de São Paulo), Octávio CardosoPaulo JaresWalda MarquesPedro Cunha e Paula Sampaio.
 
Balizada desde o início dos anos 1980 em oficinas criativas como o Fotoficina,Fotoativa e, principalmente, nas realizações do Fotovaral, a partir de 1983, algumas gerações de artistas paraenses passaram a fazer leituras críticas acerca do fazer fotográfico, alentando uma produção singular que teve continuidade na década seguinte, impulsionada pela Oficina de Fotografia Fotoativa
 
Para o pesquisador e fotógrafo Patrick Pardini, o legado técnico, metodológico e pedagógico dessas oficinas  se faz presente em grande parte da atual produção fotográfica paraense representada nesta mostra coletiva.
 
Para Paulo Chaves, “a fotografia paraense se afirma na diversidade de conceitos e atitudes diante da vida. A rigor, apesar das diferenças, pulsa uma factível identidade amazônica, com suas misérias e esperanças. Quem sabe um único olhar num caleidoscópio de infinitas combinações, ou, talvez, múltiplos olhares de uma essência que se plasma na energia do nosso imaginário”.


Flavya Mutran  

Guy Veloso




texto:
Debb Cabraldebbrabelo@gmail.com.
 
Serviço:
Olhar que vem da terra, exposição coletiva de foto e vídeo
Período expositivo: de 09 de maio a 05 de junho de 2012 
Local: Galeria Virgilio: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426. CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo – SP, Telefone: (55 11) 2373 2999
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17hEntrada franca e livre -www.galeriavirgilio.com.br
Informações para a imprensa: Décio Hernandez Di Giorgi
dgiorgi@uol.com.br / Tel.: (55 11) 8255 3338 (cel.)

Nenhum comentário: