sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brasil dos "extremos" em Bienal na Bélgica




A 23a Bienal Europalia Arts Festival, um dos principais eventos europeus no campo das artes, terá em 2011 o Brasil como país homenageado.  São 470 eventos, 300 atrações de música, dança, teatro, circo, artes e eventos de literatura e cinema em mais de 200 espaços culturais da Bélgica e países vizinhos. Estima-se que ultrapasse os 2 milhões de visitantes. Serão 1.700 obras de arte brasileira que vão integrar 13 exposições que irão ocorrer de 04 de outubro de 2011 até 15 de janeiro de 2012.

O núcleo de Fotografia Contemporânea Brasileira terá o título “Extremos”, curado pelo paraense Guy Veloso e pela paulista Rosely Nakagawa, mostrará em três galerias do Museu Bozar, em Bruxelas, “um país de dimensões continentais, onde opulência e pobreza convivem lado a lado, e os opostos são unidos por um só nome, bandeira e língua”. Retratando e interpretando este universo tão diverso que é o Brasil.


Segundo o curador e também fotógrafo Guy Veloso, "Extremos traz um país divisado pelos contrastes, mas sem fronteiras de criação; investiga a própria atualidade, exercendo leituras de si e do mundo”. A mostra Extremos será dedicada a Thomaz Farkas, falecido em março de 2011.


Texto: Deborah Cabral - Assessoria de imprensa


 Photo © Mestre Julio Santos

Photo © Cristiano Mascaro

Photo © Gustavo Lacerda

Photo © Maureen Bisilliat

Nenhum comentário: