quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Em julho o bairro de Santana completou 229 anos e está localizado na região norte da capital, foi escolhido pelo Grupo UMCERTOOLHAR para realizarmos nossa próxima jornada fotográfica. Neste evento contamos com o apoio do Senac-Santana, Labtec-Laboratório de Fotografia e todos os fotógrafos, amigos que nos acompanham desde o início do projeto 5.JORNADAS. Venha participar!


Faça sua inscrição enviando um e-mail para: umcertoolhar@gmail.com

História

Santana é um distrito da cidade de São Paulo e está localizado na zona norte, ao norte do rio Tietê. O distrito de Paz de Santana, como era chamado na época, criado em 1898 foi um antigo núcleo populacional da zona norte da cidade, tanto que comemora-se o aniversário do distrito na mesma data de fundação do bairro de Santana, dia 26 de julho de 1782.

Permaneceu durante muito tempo isolado do restante da capital devido a barreiras naturais como o Rio Tietê e a Serra da Cantareira, adquirindo características rurais. O isolamento durou até o início do século XX quando houve a construção da Ponte das Bandeiras e do Tramway Cantareira. Seguindo os passos de toda a cidade, Santana se desenvolveu rapidamente devido ao processo de industrialização e à riqueza gerada através do ciclo do café em todo o estado. Atualmente é um centro socioeconômico regional, funcionando como polo de comércio, serviços e lazer para outras localidades da zona norte.

Parque da Juventude © Humberto Alexandre

Abrigou outrora a antiga sede da Casa de Detenção de São Paulo, transformada no que é hoje o Parque da Juventude, possui também um dos maiores centros de feiras e exposições paulistanos, o Pavilhão do Anhembi, além do Terminal Rodoviário do Tietê, o mais movimentado do Brasil e o Aeroporto Campo de Marte, o primeiro da cidade. Destacam-se Alto de Santana e o Jardim São Paulo, neste último bairro, está localizado o Mirante de Santana, que é a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia no município, está 792 metros de altitude, sendo assim possível ter um preciso monitoramento do tempo e uma vista privilegiada da cidade.

Mirante de Santana © Priscila Dalberto

Roteiro

Metrô Carandiru
Pq. da Juventude
av. Ataliba Leonel
Casa de Detenção
av. Nova
Sesc-Santana
Clube Jd. São Paulo
Pique-nique (almoço coletivo)
Pça Domingos Luis
Mirante
Dr. Zuquim
Igreja N.do Salete
r. Tavares de Lima
Caixa d'Água de Santana
r. Voluntários da Pátria
Senac-Santana
Capela Santa Cruz
Biblioteca Narbal Fontes
r. Cons. Moreira de Barros
Igreja Sta. Terezinha
r. Mar. Hermes da Fonseca
Campo de Marte
av. Santos Dumont
Pça Santos Dumont
Ponte das Bandeiras
Antiga Fábrica Klabin
Rodoviária Tietê
Metrô Tietê

Local do Encontro

As 8:30h, com tolerância de 30min, no Metrô Carandiru, aguardar na saída para o Pq. da Juventude, de frente a av. Cruzeiro do Sul (para não atrapalhar o fluxo dos passareios não ficaremos na catraca e sim do lado de fora do metrô).

Pique-Nique

Realizaremos o almoço ao ar livre em um pique-nique no Clube São Paulo.
Convocamos todos os inscritos a levarem algo para compartilhar com todos. 
Traga seus talheres e acessórios necessários, um "copo" para beber.
Bebidas compraremos durante a caminhada, próximo ao local, para evitarmos carregar peso desnecessário.
Toalhas providenciaremos, porém, caso leve a sua será perfeito!

Sugerimos roupas confortáveis, bonés e acessórios para o sol, filtro solar, tênis, água e algo para comer durante a caminhada como frutas secas ou frescas e, claro, não se esqueça de levar muita disposição e alegria para fotografar tudo.

*Caso chova: levar capas e guarda-chuva – A Jornada acontecerá com ou sem chuva dentro do programado. O pique-nique poderá ser em local coberto no parque.

Equipamento Fotográfico

Qualquer máquina fotográfica poderá ser utilizada, digital ou analógica, profissional ou não, até seu celular. Não esquecer acessórios importantes - tripé, cartões de memória e baterias sobressalentes e carregadas, filmes também - para garantir um bom passeio e ótimos registros fotográficos sem passar aperto.

Inscrições e Contato

Ao fim da Jornada todos os participantes serão comunicados dos próximos passos do Projeto 5. Jornadas, por isto não se esqueça de fazer sua inscrição via e-mail.
Sempre realizamos uma exposição virtual em nosso blog e no flickr, vamos entrar em contato com todos os inscritos para outras ações após a jornada.
Bons registros, convidem os amigos e uma ótima jornada!

fonte: história

2 comentários:

c.kostaschuk disse...

Mais uma jornada está chegando e pelo roteiro esta também promete ser tão legal quanto as anteriores.
Não percam!!!!!

c.kostaschuk disse...

Gente....não esqueçam o dia da jornada em Santana está chegando.